domingo, 7 de outubro de 2012

Eleições e escolhas

Fim da primeira semana de outubro (ou deveria ser o começo da segunda semana?). Dia de eleição e isso me fez pensar em escolhas (apesar de estar terminando um livro que desde a primeira página mantem seus personagens constantemente pensando sobre política).
Toda vez que escolhemos uma coisa, estamos negando outras mil também. E é isso que torna as escolhas tão difíceis de serem tomadas.
Não dá para saber se a escolha que estamos tomando será 100% boa ou 50% ruim. Só vamos concluir essa avaliação depois que a tivemos tomado (e muitas vezes, só depois de termos quebrado a cara).
Daí pode ter sido tarde demais e podemos passar os próximos anos pensando no quanto queríamos ter escolhido aquela outra coisa e talvez de um outro jeito.
As escolhas deveriam ser como automóveis dos quais podemos fazer um test-drive antes de realmente levarmos pra casa e colocarmos ele em nossas vidas. Só pra adquirir um pouquinho de certeza se aquilo realmente vale a pena ou é só uma furada.
A maioria das coisas deveriam ser assim, aliás.
Se bem, que não teria tanta graça. Tudo seria programado demais.
Por pior que uma escolha possa ser, sofrendo ou quebrando a cara, aprendemos com elas. E vamos adquirindo com o tempo uma carga enorme de experiências para que nossas futuras escolhas sejam melhores do que as anteriores.
E estamos em época de eleições! Não dá para exigir perfeição quando o assunto é a política e os deputados imundos desse país.

5 comentários:

  1. Preciso dizer que concordo?! Incrível, o seu blog! Visite o meu: http://compondo-sonhos.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Letícia, amiga querida! Gostei bastante das reflexões profundas que você propôs com esse post sobre eleições, ou melhor, sobre escolhas em geral! Acredite! Outra coisa..acho que alguém fez níver há uns 3 dias atrás, não?! Parabéns minha querida!!!!!!! Muitas inspirações, muita doçura, saúde, paz, amor, amigos e mente quieta, sabe? E um bom punhado de sonhos realizados!!!!!!!!! Bjks de brigadeiro ;-)

    ResponderExcluir
  4. Lê, por onde você anda amiga? Beijos e volte logo! ;-)

    ResponderExcluir
  5. Realmente, política neste país é uma vergonha, o que não me impede, no entanto, de acreditar que ainda dá pra mudar muita coisa, se a gente não deixar de acreditar.
    As escolhas... por mais que a gente se diga experiente, a vida ainda é capaz de nos surpreender.
    Saudades de ti, moça <3

    ResponderExcluir