segunda-feira, 16 de julho de 2012

Quando meus 17 anos chegarem

Eu tive um pesadelo essa noite. Sonhei que já tinha 17, tinha virado adulta da noite pro dia e estava vivendo por conta próxima. Tudo muito bom até então. Sou fã da independência. O ponto é que eu não estava feliz. No sonho era como se eu não tivesse planejado nada daquilo, como se tudo tivesse saído do roteiro.
Acordei e nunca estive tão feliz por ter 15 e ainda estar no meio do primeiro ano do colegial.
Porém, apesar do sonho ter terminado, aquela sensação de que quando eu fizer 17 e tiver mesmo que me virar por conta própria, isso podendo ou não funcionar direito, não saiu da minha cabeça e é exatamente por ela que eu estou aqui digitando esse post.
Nunca tinha me dado conta de como tudo vai realmente mudar quando eu fizer 17 e me formar no colégio. Já tinha visto amigos mais velhos (e também menos próximos) pirando com todo esse universo de noites de estudo pra vestibulares e aulas extras em cursinhos mas, não tinha parado pra pensar que daqui a dois anos provavelmente vou estar no lugar deles.
Tendo que trocar noites na frente do computador assistindo séries por noites na frente dos livros decorando fórmulas de química.
Tendo que trocar os sábados no cinema por reuniões de estudos com explicações de professores.
Tendo que trocar minha vida de adolescente por uma de adulto.
Tendo que "virar gente grande" sem ao menos ter o direito de escolha.
Nunca pensei em como fosse sentir falta de tudo. Nunca pensei em como fosse sentir falta de ter 15 anos.
E meu medo maior não é nem o de crescer. Meu maior medo é de virar adulta e não ter controle da minha própria vida. Ou pior que isso: virar adulta e trabalhar no lugar que eu não tinha sonhado pra mim (isso se eu conseguir arranjar um emprego).
Tenho medo de não conseguir comprar minha própria casa e ter que viver eternamente dependendo do dinheiro dos meus pais.
Vejam bem. Isso vai acontecer daqui a dois anos e já estou preocupada desde já. Imaginem quando meus 17 anos (e essa correria maluca que os adultos chamam de vida) baterem na minha porta de fato.

4 comentários:

  1. Acredita que eu estava pensando nisso agora mesmo prima? E olha que sou 1 ano mais nova ainda. Sei lá, meus planos era ir morar em outro estado, o que dificulta mais ainda. Tenho medo de não conseguir ir pro RJ morar lá, e fazer meu intercâmbio daqui 5 anos. Tenho medo de não conseguir minha casinha própria antes dos 25 e meu carro também, pra não ficar dependendo muito tempo de condução, por que a gente sofre. Mas enfim, acho que as coisas da vida fluem. O que deixa a gente triste mesmo é ver pessoas que trabalham tanto ai vivendo de aluguel em um lugar mais ou menos a vida toda. Mas espero eu que em 3 ou 4 anos isso tudo melhore e que seja mais fácil pra se comprar um imóvel (nem que seja um apartamento de 2 quartos sala e cozinha!). Mas força prima, tu é demais e vai ser bem sucedida na vida <3

    11-dezembro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Em setembro faço 17, e termino a escola.
    No momento eu me sinto desnorteada, tenho certeza do que quero fazer, mais a possibilidades deu conseguir são poucas.

    Sei lá... você ainda com 15 tem muito tempo pra pensar.

    ResponderExcluir
  3. Lê..um post lindo e sensível sobre as mudanças! E sabe o que é pior minha amiga??? A gente continua com esses medos..em maior escala..depois dos 17, 21, 25..idades críticas que acompanham ansiedades por demandas da sociedade sobre nós, sobre o que esperam (sempre) de nós. Espere somente o que queres para você, espere por seus sonhos (e realize-os!) e espere por cada dia e pelos seus presentes cotidianos. Luz a cada sonho conquistado, Lê! Beijinhos ;-)

    ResponderExcluir
  4. Engraçado ver como você, em seus 15 anos, vê os 17 como a entrada á vida adulta. Engraçado porque eu pensava a mesma coisa. Que aos 17 eu não teria mais como me definir "adolescente" e teria que tomar um rumo na vida, sem mais desculpas. Mas, o mais engraçado de tudo é que nessa idade você descobre que tem muito mais perguntas do que respostas. Você vai ter muito mais pressão nos obros, fato, mas busque ter a serenidade de compreender que essa é a idade de procurar seus caminhos. Escolher uma profissão, errar a escolha, começar do zero, realizar um sonho, criar novos sonhos, enfim. É a porta de entrada para as possibilidades da vida. E sempre respeite o seu ritmo, que tudo fica mais leve.
    Beijo da sua prima, Bruna, que acha que você esqueve muito bem, e agora vai passar aqui vez ou outra! =)

    ResponderExcluir