sábado, 5 de janeiro de 2013

Calendário

Sempre que paro pra olhar o calendário no começo do ano sinto duas coisas: alegria e medo.
Alegria porque tem algo de mágico em olhar para todos aqueles dias e não saber ao certo o que está pra acontecer neles.
Temos certeza do dia do nosso aniversário e outras datas específicas como o dia da árvore e os feriados, mas a questão é que não tem como saber o que estaremos fazendo em cada um deles até que eles cheguem.
Sinto medo por esse mesmo fato de não saber o que irá acontecer até que eles cheguem. É a velha história do copo meio cheio ou meio vazio. 
Isso, de certa forma, é torturante porque nos damos conta do qual frágil somos e da total falta de controle que temos nas nossas próprias vidas e do quanto o futuro é incerto e tão certo, tudo ao mesmo tempo.
O resultado disso é que não podemos fazer nada. Quem quiser pode escolher encarar aqueles dias ainda em branco, imaginando o que ainda está por vir. Tarefa da qual, devo fizer, acho completamente inútil. 
Já fiz muito isso e nada de bom acontece a não ser você perder a cabeça e enlouquecer. Nenhum ditado popular vai ser mais verdadeiro do que "mente vazia é a oficina do diabo." E outra que, com uma vida inteira passando, não acho interessante perder tanto tempo parada observando por horas o calendário.
O melhor remédio pra tudo é aguardar. Não de forma ansiosa e desesperada. Só aguardar, sabe? Da mesma forma que as mães de antigamente aguardavam pelo nascimento de seus filhos enquanto preparavam para ele uma porção de meias de tricô. 
Uma espera tranquila, sábia e sempre positiva.

3 comentários:

  1. Adorei.
    Eu já parei e observei aquela quantidade absurda de números. Como vc mesmo disse dá um medo e ao mesmo tempo animo pois temos chance de fazer alguma coisa.

    Mas acredito que o tempo anda passando rápido de mais.

    Bejo!

    ResponderExcluir
  2. Aguardar, taí um verbo que faz sentido... rs'
    Vivo aguardando (e de tanto aguardar, acabo quebrando a cara).

    ResponderExcluir
  3. O calendário sempre me observa,
    com seus olhos de rapina.

    ResponderExcluir