domingo, 4 de março de 2012

Amores e flores

Existem amores que certamente podem ser comparados com flores. Quando chegam em nossa vida, tão belos e tão únicos, não pensamos em mais nada a não ser no desejo de que ele dure para todo o sempre.
E cuidamos dele para isso. Damos toda a devida atenção, tomamos todos os devidos cuidados e oferecemos todas as devidas proteções. Tudo para que ele jamais acabe ou apodreça.
Mantendo alguns amores, assim como manter algumas flores, somos muitas vezes chamados de loucos pela maioria das pessoas do nosso cotidiano. Elas não são capazes de entender como aquele ser tão nosso e ao mesmo tempo tão do mundo, seja capaz de nos transmitir tamanha felicidade.
Não entendem por talvez nunca terem tido um amor ou uma flor.
Porque, só quem já teve um amor ou uma flor sabe do bem que ele faz e do qual doloroso é o ver indo embora. Mas, é inevitável. Uma hora acontece.
A gente sente que tem alguma coisa estranha acontecendo. Uma mudança no ar. Como uma metamorfose maligna.
A gente vê que a cor da pétala está fraca. E o amor, de repente, já não tem a mesma graça. Estão murchos, descontentes. Como se a culpa fosse nossa. Como se tivéssemos o deixado morrer. Mal sabemos que tudo fazia parte de um ciclo. Assim como chegaram, um dia acabam indo.
E não nos resta mais nada além de pegarmos os pedaços, ainda com muito carinho e cuidado e jogarmos fora.
E até podemos substitui-los. Uma flor com pétalas de plástico e um amor com sorriso elástico. Mas, apesar de parecerem perfeitos, quem já teve um amor ou uma flor, sabe muito bem que não será a mesma coisa.
Porque, mesmo tendo defeitos, nunca o deixamos de amá-lo. Então nos recuamos no mundo das lembranças. Levando conosco cada simples detalhe, cada cheiro, cada pedacinho daquele ser que um dia já foi tão nosso, e que agora é tão do mundo.
E ficamos com a esperança. Quem sabe assim como flores, alguns amores não voltam a brotar seja no quintar ao no coração da gente? E assim então, ficaremos enfim, serenos e contentes.

2 comentários:

  1. Bela comparação sobre amores, flores e cores. Tudo isso junto, porque é muito disso mesmo miga, tudo tão comparável e tudo, ao mesmo tempo, tão particular. Amores vêm, às vezes, com tanta intensidade..e depois vão embora como se nunca tivessem feito parte da gente..como pétalas que se esvaem no vento..e no tempo. Lindo e delicado post, como sempre! Beijinhos ;)

    ResponderExcluir